Eu nunca fui fã de praia ou qualquer coisa que chegasse perto do mar, não gosto do cheiro do mar, da areia por todo lado, de ficar queimado, do desconforto de chegar casa e estar todo grudento e não ter onde sentar ou deitar porque está muito quente, etc e tal.
Mas desta vez minha namorada queira ir para Okinawa, a região mais longe do Japão. Um arquipélago ao sul do Japão, que praticamente foi tomado e roubado pelos japoneses. A questão histórica não me interessa, quem quiser saber que procure na internet ou veja filmes, mas Okinawa foi importante em alguma guerra não sei qual.
Em todo caso, ela queria ir para Okinawa e eu não gosto de praia, mas depois de ver fotos em revistas e na internet e pesquisar mais sobre lá resolvi que ir não iria me matar, e até agora não me arrependo de ter ido lá.
Eu escapei das aulas e das provas, porque estou de saco cheio e não vejo a hora de tudo terminar, e viajei para Okinawa, com os professores falando que eu não deveria, era um momento ruim para ter escolhido e outras tantas desculpas, mas fui mesmo assim.
Okinawa basicamente tem dois arquipélagos principais, Okinawa Hontou, onde fica a ilha principal com a capital da região, Naha. Eu não fui para essa ilha, resolvi ir para uma ilha bem mais ao sul, a 200km de Taiwan, chamada Ishigaki.
Ishigaki faz parte das ilhas Yaeyama, famosas pelas magníficas praias de água cristalina, e pelas paisagens. Normalmente estrangeiros não vão para essa ilha, ficam em Naha, mas eu perguntei na agência de turismo onde os japoneses vão e eles me recomendaram essa ilha, e lá fui eu.
Duas horas e meia de avião de Osaka para Ishigaki, até chegar onde provavelmente vi as mais bonitas praias da minha vida, que me perdoem os brasileiros saudosistas falando que o Brasil tem praias bonitas, pode até ter mais Okinawa ganha.
Antes de ir para Ishigaki, tinha um bendito de um furacão fazendo a festa e matando centenas nas Filipinas, e ele estava indo em direção a Ishigaki. Já tinha ficado com medo do vôo ser cancelado e eu perder o dinheiro, mas o furacão resolveu mudar de direção e ir para a China, bem melhor assim. XD
Chegando em Ishigaki, nunca senti um calor tão horrível na minha vida, 33 graus, calor úmido. Difícil de respirar, em 10 segundos você já tá suado, e aquele sol tostando tua cabeça, não via a hora de chegar no hotel, tomar um banho e tentar achar alguma das tão famosas praias.
Depois de pegar um taxi, pagar um preço altamente razoável e andar uns 10min até chegar ao hotel, já percebi que a cidade era minúscula, só tinham turistas e que iria ser muito bom.
Nos cinco dias que fiquei por lá visitei 3 praias na ilha de Ishigaki.
A praia de Maesato onde fui duas vezes, ficava perto do resort da ANA, era, como as outras praias da Ilha, delimitada para não nadar onde tem coral e coisas e tal, e foi a primeira vez que vi um oceano tão azul turquês com uma água tão transparente que deixa as praias brasileiras no chão.
A outra praia que fui chama-se Kabira, não se pode nadar, porque cultivam-se pérolas, mas pode pegar um glass boat e ver o fundo do mar e admirar os peixes e corais. Essa praia é o cartão postal da ilha, toda vez que alguém procurar sobre a ilha vai ver a foto desta praia.
E a outra praia, Sukuji, ao norte da ilha, difícil chegar nela porque mal existem ônibus, fica atrás do hotel Club Med, bem escondida, mas como sempre, perfeita e melhor impossível. O único problema é que tinham tantos corais na areia que andar estourava todo o pé, o que foi o suficiente para eu ficar todo machucado e resolver usar havaianas para andar na praia.
Ishigaki é uma ilha muito, mas muito bonita, bem simples e prática, tirando a porcaria dos ônibus que aparecem somente duas vezes por dia e de nada ajuda, a não ser que você alugue um carro e resolva andar pela cidade.
Eu achei que a ilha fosse minúscula, quando vi pelo google earth, mas chegando lá e perguntado para os moradores, demora 3 horas para chegar ao ponto mais norte da ilha de carro, aí sim se percebe que de pequena não tem nada.
Eu também fui numa outra ilha perto de Ishigaki chamada Taketomi. Uma ilha praticamente sem habitantes, com a praia MAIS ESPETACULAR QUE JÁ FUI!
A praia é simplesmente perfeita, não tem onde botar defeitos, como cheguei bem cedo, o bote demora 15min para ir de uma ilha a outra, ainda peguei maré baixa e pude aproveitar na praia o que eles chamam de espelho, como existe uma rede de corais por volta a ilha, a água fica represada e por causa da areia fica bem raso, ficando tão raso assim é possível andar mais de 3km mar adentro com a água no tornozelo!
Passei o dia inteiro nesta ilha, comendo sorvete sabor hawaian blue e aproveitando a brisa e o barulho do mar e as crianças japonesas gritando "Suna acchi acchi!!!" e os japoneses entrando de roupa no mar e um gato nojento andando de um lado pro outro.
Mas o que importa mesmo é que a praia é espetacular, e para quem quiser tirar uns dias de férias, visite Okinawa no Japão, principalmente a Ilha de Ishigaki, deve sair mais de 5 mil reais, mas vale muito a pena. Eu adoraria voltar para lá, mas não tenho mais tempo aqui no Japão, então fica para a próxima.
Ainda deu tempo de visitar mais coisas interessantes, como faróis, grutas e um túmulo para chineses mais colorido que carro alegórico de carnaval do Rio. Os chineses fugiram da guerra, pararam na Ilha de Ishigaki, morreram por lá e ganharam um túmulo fashion, quem pode pode.
2 comentários:
- At 5 de julho de 2008 às 08:33 Vícios said...
-
é o mar mais lindo q eu jaaa viiiii
- At 2 de agosto de 2008 às 19:20 Akami said...
-
so you don't regret going there... that's why you want so much to come back there!!!