E não é que continuo viajando este gigantesco país?
Desta vez tive o prazer (graça às alemãs) de conhecer uma das cidades mais tranqüilas e relaxantes que já visitei: Kinosaki.
A cidade é absurdamente longe, pego o trem da minha cidade (Tenri) e vou para Kyoto, o que demora 1 hora, depois troco de trem e vou para Fukujiyama (1h10m), troco de novo e vou para Kinosaki (1h). Acordei as 6 da matina só para poder chegar lá e ficar a maior parte do dia aproveitando, já que nossos planos eram de voltar no dia seguinte.
A cidade minúscula é conhece pelos onsen, o que seriam equivalentes às termas. Existem centenas de onsen no Japão, de pequenos a gigantescos hotéis, a cidade que fui é conhecida por manter um estilo tradicional e 7 casas de onsen espalhadas pela cidade. Das 7, entrei em 3 que são as mais famosas e consideradas as melhores.
Os onsen são famosos pelas suas capacidades terapeuticas e coisas e tal, afinal a água tem zilhões de não-sei-o-que mineral que é bom para tudo e deixa você anos mais jovem! :D
A temperatura da água está entre 40 e 44 graus, eu que sou fã de águas escaldantes não consegui ficar por mais de 20 min dentro da água sem achar que meu coração ia sair pela boca ou me pé ia derreter.
Mas voltemos à descrição dos onsen, ou casas de banho. Você tem que aproveitar nu, ou seja, peladão como veio ao mundo, por isso é dividido entre masculino e feminino, claro que tem os mistos ou ocasiões em que você pode comprar o onsen para entrar com a família. Em todo caso, você tira toda sua roupa, põe no ármario, e entra no onsen.
O primeiro onsen que fui, Goshono yu, diz imitar o estilo do castelo imperial de Kyoto, não sei se é igual. Dentro do onsen, tem a primeira piscina interna e do lado de fora duas mini piscinas que foram meio que uma castaca e você pode ver toda a montanha ao fundo. Já vale pela paisagem.
O segundo onsen que fui, Ichino yu, também tem uma piscina interna, mas que estava tão quente que eu não aguentei ficar dentro, e do lado de fora uma mini caverna feita de granito com uma piscina é claro. Esse eu não gostei muito por dois motivos, a água estava muito cheia e estava cheio de japoneses. Senhores japoneses de 70 anos de idade é o que sobra nos onsen, muito difícil ver pessoas da minha idade ou até mesmo outros estrangeiros, tanto que quando eu entrava ou eles mudavam de lugar ou me olhavam estranho como se eu fosse fazer algo ridículo :P
O terceiro onsen que fui, Sato no yu, foi o melhor de todos. Gigantesco! No primeiro andar uma enorme piscina de água quente, do lado uma pequena com água em 16 graus, uma espécia de banheira hidromassagem espetácular e uma sauna seca a 70 graus. Nunca vi sauna seca na vida, tem primeira vez para tudo. No segundo andar tem as piscinas do lado de fora imitando um lago com cachoeira, muito bom! e uma sauna gelada chamada pingüim, de 0 a 5 graus (essa é muito boa, fiquei quase 10 min aproveitando o frio), uma outra sauna seca de 90 graus, que pelo amor de Deus, aquilo mata qualquer um, e uma última sauna por volta dos 40 graus com vapor de eucalipto e uma pedra de mármore para se deitar e aproveitar (praticamente o lugar que fiquei mais tempo).
Realmente ficar indo de um onsen para o outro é muito bom. E para entrar no clima temos que usar a roupa típica que é um yukata mais um par de geta, nas minhas fotos dá para ver o que são essas coisas.
Quase nada de fotos porque é tudo proibido, afinal tem japoneses e japonesas peladas para todo lado, imagina a confusão se eu tirasse fotos dentro da ala masculina, as leitoras femininas do meu blogue iriam desmaiar (lembrando que o público do onsen tinha mais de 50 anos).
Além dos onsen, a cidade também tem muito caranguejo, por todo lado, tudo é motivo de carangueijo, até de pelúcia, so não achei sorvete, mas tem pudim.
E é claro, viajar com 3 alemãs não é fácil, agora quando tem uma que é louca por fotos e quer tirar 100 fotos por minuto, a coisa mais idiota que pode acontecer são fotos ridículas, eis aqui duas.
No fim da minha viagem eu fui até o mar, acho que era o mar do Japão como falei no vídeo ai embaixo, muito bonito o lugar, por enquanto o mais perto que cheguei do mar.
1 comentários:
- At 14 de março de 2008 às 01:18 Anônimo said...
-
eu qro ir na banheira de aguas geladas.......